Etapas para uma jornada FinOps de sucesso

Cloud Framework

Estratégia de Cloud

Um dos principais pilares do Cloud Framework é a definição da estratégia de Cloud da empresa. Através de uma série de entrevistas com executivos da companhia, gestores e equipe técnica, nós quantificamos a estratégia de cloud da empresa, bem como sua adoção.

Essa etapa é essencial pois ela se torna a lente por onde todas as outras estratégias e implementações serão vistas. A visão de Cloud Computing e a estratégia da mesma é quem irá guiar a implementação de um framework de gestão financeira sustentável.

Administração de Custos

Neste pilar entramos em detalhes não somente de como é acompanhado e administrado os custos de cloud mas também o quão bem configurados os recursos tecnológicos para persistirem, por exemplo, tags, para identificação de projetos, unidades de negócio etc.

Este é um dos pilares mais flexíveis pois também implementamos, caso necessário, dashboards multicloud para uma visão holística dos gastos que independem de qualquer fornecedor de nuvem pública.

Políticas e Acessos

Durante a implementação da fase “Políticas e Acessos” três grandes preocupações nossas são: Governança, Segurança e Controle de orçamento.

Em Governança nos preocupamos em manter uma estrutura sustentável e gerenciável de acesso com o mínimo de customização por usuário possível.

Com isso, automaticamente, começamos a mitigar itens de segurança, principalmente quando implementamos boas práticas como o uso de MFA, rotação de keys e utilização de roles. Finalmente, “Políticas e Acessos” também nos permite controlar o orçamento em uma granularidade muito menor.

Eliminar Desperdícios

Estima-se que 30% dos recursos computacionais são desperdiçados. Isso significa algo próximo de U$ 12.000.000.000 (doze bilhões de dólares), que anualmente são pagos por Enterprises, sem serem de fato utilizados.

Durante essa etapa da implementação do Framework, auxiliamos a eliminar os desperdícios computacionais. Esse é um pilar cíclico, ou seja, que está constantemente sendo revisto e recebendo intervenções. Justamente para garantir que os desperdícios se mantenham em um mínimo próximo a 0%.

Automações

O pilar de “Automações” na verdade é um Health Check do que está sendo implementado pelas squads de DevOps e se o mesmo coincide com a visão da empresa de Cloud.

Quando preciso, nossa equipe de DevOps auxilia nossos clientes na implementação de iniciativas de automação nos clientes implementando iniciativas de automações nos ambientes, desde Continous Delivery e Integration até mesmo Infraestrutura como Código, Tagueamento Avançado, Testes Automatizados, Observabilidade para Aplicações Distribuídas entre outros.

Otimizações de Workloads

Através da nossa suite “Auto Pilot”, nós implementamos otimizações de workloads utilizando-se de iniciativas como Spots, Low Priority, Blocks, Savings Plans, Reserva de Instâncias, entre outros.

Também desenvolvemos, de forma customizada, ChatOps para Devs, onde contamos com provisionamento inteligente, controle de budgets, além de mitigar riscos e aumentar a segurança do ambiente, enquanto trazemos o maior savings possível ao cliente.

Contratos e Licenças

Apoio consultivo na revisão das licenças contratadas.

Sejam licenças de banco de dados, sistemas operacionais, usuários ou outros. Nós auxiliamos as empresas não somente buscarem alternativas de acordo com a real necessidade da aplicação, mas também auxiliamos na gestão de tais licenças.

Quando necessário, nossa equipe de DevOps auxilia clientes a migrarem banco de dados e sistemas operacionais para versões open source, sem risco à performance da aplicação.

Suite de BI para FinOps

Lighthouse

Nossos Parceiros